Cosme e Damião

Diz a lenda áurea que Cosme e Damião (Acta e Passio) eram médicos gêmeos que não aceitavam pagamento por curar enfermos (anargiras) mas que a pedido de uma mulher que curaram, como ela havia pedido, em nome de Deus, que aceitassem um presente, receberam três ovos. Um deles chateado, pediu que fossem sepultados quando mortos separadamente por isso. Em uma visão foi clareado que por ter sido em nome de Deus, que não haviam quebrado a promessa aceitando os ovos e que então poderiam ser sepultados juntos.

Ao falecerem ficou a dúvida se iriam cumprir ou não o que havia sido dito quanto a separação, e então um camelo disse em voz humana que fossem sepultados juntos, como se vê na imagem de Fra Angélico acima.

Castor e Pollux, irmãos gêmeos, foram gerados a partir de um engodo de Zeus que se transformou num cisne, e a beira do lago enquanto se banhava, Leda o pegou no colo e o acariciou, e meses depois se viu com ovos saindo do ventre, dos quais nasceram os gêmeos. Hermes depois os levou a Pelene, onde foram treinados para as missões futuras (javali de Afrodite, velocino de ouro, etc.).

Interessante perceber que os gêmeos médicos da tradição católica possuem mais pontos em comum com os da tradição grega do que só os ovos, como terem sido treinados por Hermes que é o padroeiro dos médicos na tradição grega.

Aqui em terras de Santa Cruz, que os gêmeos possam olhar do céu por nossa criança interior, e que os doces recebidos e doados nos mostrem que sem cuidar de nossa criança interior primeiro, não há como servir nenhum amigo. (É que essas crianças não são infantes que desconhecem a vida. São seres de alta compreensão e sabedoria, e sem a criança não há como adentrar aos portais celestes).

Saúde e brinde sua criança, a cure, aprenda com ela, sob as bênçãos de Cosme e Damião, sob o brilho de Castor e Pollux!

Malone

Música: Na Bahia tem bala de coco, Coral filhos de Iemanja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s